domingo, 13 de outubro de 2013

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO
LETRAS - LICENCIATURA PLENA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Programa da Oficina ENGLISH CLUB
Oficineira: Estéfani de Melos Martins
Duração: nove encontros de aproximadamente uma hora e meia
Público Alvo: adolescentes do Projeto PIBID - Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Scopel Rapaki - Tramandaí /RS
Apresentação
A oficina English Club é um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, promovido pelo Centro de Aproveitamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES, e pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS, por intermédio do curso de Letras. Este projeto visa proporcionar aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura, uma introdução à prática docente, além de oferecer aos alunos de escolas públicas, atividades que os influencie para o desenvolvimento da oralidade, expressividade e criatividade, visando também seu enriquecimento cultural.
Justificativa
O principal objetivo das oficinas do PIBID é produzir atividades e práticas que venham proporcionar aos participantes oportunidades para que desenvolvam suas capacidades comunicativas. A criação do projeto envolvendo a Língua Inglesa justifica-se por acreditar que o ensino de uma Língua Estrangeira tende a despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a ampliar sua visão de mundo, contribuindo para uma melhor compreensão do seu meio, de sua identidade social e cultural. Além disso, a Língua Inglesa oferece condições para o educador desenvolver um trabalho criativo, com metodologias que estimulem os educandos a também desenvolver a criatividade em suas formas de agir, pensar e se expressar.
Oralidade no ensino de Língua Estrangeira
Assim como ocorre com a Língua Portuguesa, o sistema educativo tem promovido pouquíssimas experiências de aprendizagem em Língua Estrangeira de forma criativa, com um ensino significativo, principalmente no que diz respeito à oralidade. Mesmo que as correntes modernas incentivem o ensino comunicativo de Língua Estrangeira, a Gramática ainda ocupa maior espaço no ensino em sala de aula. A maior dificuldade dos professores da língua inglesa em trabalhar a habilidade oral esbarra-se no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas aqui apresentadas por Nicholls:
A realidade do ensino de inglês nas escolas impede que o aluno adquira a competência satisfatória desejada. As amostras de inglês a que os alunos estão expostos no desenvolvimento de suas habilidades orais resumem-se geralmente à fala do professor na sala de aula, ao eventual material auditivo, como a fita cassete, o vídeo, o filme e a música e, embora inadequada, devido à condição de aprendizes, à fala de seus pares. Por isso, a questão do domínio das habilidades orais como resultado da aprendizagem na escola é bastante controvertida. (NICHOLLS, 2001, p.74)

De que forma se pode trabalhar a oralidade com a Língua Inglesa?
O desenvolvimento de atividades centradas nas técnicas de produção oral com atividades lúdicas pode despertar o interesse e a motivação do educando pelo ensino da língua inglesa. Encenações, jogos, música e histórias em quadrinhos, são algumas das atividades de grande relevância para a prática e desenvolvimento oral de Língua Estrangeira. Segundo Spolin (2010) os jogos auxiliam no crescimento do aluno, e que o foco no objetivo proposto pela atividade provoca a espontaneidade. É nesse momento que a liberdade pessoal é liberada, e o aluno sente-se confiante para abrir-se e desenvolver as habilidades necessárias para a comunicação dentro do jogo. Os quadrinhos, por sua vez, apresentam uma junção entre a oralidade (reprodução da fala informal) e a escrita (a representação da fala no papel). Quanto a música, conforme coloca Vasques (1978):
[...] caracteriza-se como meio de expressão e comunicação. Meio de expressão por objetivar e dar forma a uma vivência humana e de comunicação por revelar este experiência pessoal de modo que possa alcançar o outro ser compartilhado. (VASQUES, 1978 Apud PENNA, 1990, p.20).

Ao falar da expressividade Bakthin (1988), argumenta que expressão é: "tudo aquilo que, tendo se formado e determinado de alguma maneira no psiquismo do indivíduo, exterioriza-se objetivamente para outrem com a ajuda de algum código de signos exteriores". (BAKHTIN, 1988, p. 111). Os jogos, encenações e dinâmicas realizados em sala de aula, portanto, tendem proporcionar ao aluno um ambiente de liberdade e espontaneidade que por fim irá propiciar a comunicação
. Pretende-se, então com esse projeto apresentar aos estudantes atividades dinâmicas voltadas para incentivar a criatividade, promover a participação, levar o aluno a praticar a habilidade oral e propiciar o envolvimento do aluno no seu próprio processo de aprendizagem, pois como afirma Neves-Pereira (2004) o ensino criativo, fará o educando  descobrir gosto pela Língua Estrangeira e bem como da sua capacidade de evoluir, levando a uma grande excitação em busca de novos conhecimentos.

Objetivo Geral
Desenvolver a capacidade comunicativa e criativa, não apenas em sua língua materna, mas também buscar aplicar seus conhecimentos em uma língua estrangeira.
Objetivos Específicos
·         Estimular a oralidade;
·         Estabelecer relações de amizade com seus colegas;
·         Desenvolver sua criatividade e intensificar sua expressividade;
·         Adquirir conhecimento sobre outras culturas;
·         Interessar-se por outros idiomas;

·         Praticar a leitura, interpretação e escrita em Inglês.

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