quinta-feira, 8 de setembro de 2016





Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior–CAPES

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Scopel Rapaki

“Minha Escola, Meu Lugar”









Katiane Coelho de Borba

Eliel Useias Schreiber Gesing

Zuma Maria de Borba





PROJETO DE AULA 2016/02

Sexualidade e Adolescência



Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Tema: Sexualidade e Adolescência



Introdução:

Torna-se cada vez mais necessário promover a educação sexual no âmbito escolar, a fim de repensar tabus, mitos e preconceitos há tempos arraigados em nossa cultura social.

O caráter de urgência se ressalta ainda mais, uma vez que esse assunto invade a vida do adolescente, interferindo em suas atitudes, fortemente influenciadas pela ativação hormonal da puberdade e pela mídia, que assume plano destacado em seu comportamento.

A orientação sexual na escola contribui para a prevenção de problemas graves, como gravidez indesejada, abuso sexual, aborto, prostituição e pornografia, além de abrir espaço para discussões sobre iniciação sexual, masturbação, menstruação, namoro, homossexualidade e outras questões e curiosidades inerentes à idade.

Torna-se necessário diálogo, parcerias, para a verdadeira efetivação do processo educacional.

Justificativa:

Este projeto surgiu da necessidade de chamar a atenção dos alunos para questões do cotidiano que enfrentamos em sociedade, como a gravidez indesejada, o uso de drogas, e os riscos de contaminação de DSTs. Ignorar ou reprimir não são atitudes desejáveis para quem tem a missão de formar cidadão.

Isto será feito através de informações, que será apresentado a eles em forma de encontros, tirando suas dúvidas de diversos assuntos. A escolha do primeiro assunto foi decidido a partir de uma pesquisa realizada com as turmas do 8° e 9°ano, no qual eles responderam a um breve questionário, sem se identificar, escolhendo a “Sexualidade e Adolescência”, dentre cinco opções proposto a eles, para que escolhessem aquela que mais sentiam a necessidade de informações.

Com este tema escolhido, poderemos trabalhar uma grande variedade de informações, desde as partes do corpo até ao embate que os jovens tem com os adultos, mostrando que não é porque estão com o corpo fisicamente pronto, signifique que são adultos e independentes.



Objetivos específicos:

Promover encontros para tirar algumas dúvidas que surgem na adolescência.

Mostrar o quanto é importante passar pelas etapas da vida.

Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.

Proteger-se de relacionamentos sexuais exploradores.

Conhecer e adotar práticas do sexo seguro, ao iniciar relacionamento sexual.

Procurar orientação para adoção de métodos contraceptivos.

Evitar gravidez indesejada.



Objetivo geral:

Mostrar que a sexualidade, é uma das características mais importantes do ser humano, que o comportamento sexual depende não só da etapa de desenvolvimento, mas como do contexto familiar e social em que vive. Outro aspecto importante é o fato da defasagem existente entre a maturidade biológica, alcançada muito cedo, e a maturidade psicológica e social que se torna completa, cada vez mais tarde. Perante estas modificações os jovens se encontram perdidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário