sábado, 21 de novembro de 2015



PROJETO FOTÓGRAFOS DAS AREIAS/ PIBID2015



Este projeto tem por objetivo de formar um grupo de alunos, que se reúnam em turno inverso para a participação como fotógrafos das areias. Foi realizada a divulgação chamando alguns alunos com interesse em participar.

A praia é um bem natural no qual todos possuem acesso para o lazer. É um local com uma beleza exuberante no qual deve ser preservada.

O projeto visa ter uma avaliação do quão poluída está a praia de Tramandaí, fotografando e recolhendo os materiais encontrados no local, além de anotar a quantidade encontrada.

Também terão um momento para expor todo o trabalho feito durante o projeto, em que estarão livres para discutir sobre as fotos tiradas, sobre a experiência adquirida e também sobre os momentos durante o projeto.


A fotografia contribui para a ciência, pois representa uma sequência qualificada de informação que não pode ser obtida de nenhuma outra forma, e também nos dota de uma espécie de olho sintético - ''uma retina imparcial e infalível'' - capaz de converter, em registros visíveis, fenômenos cuja existência, de outra forma, não haveríamos conhecido nem suspeitado (SPENCER, 1980).


Com esta atividade pretende-se que os alunos desenvolvam as suas habilidades, despertem interesse pela ciência e ampliem os conhecimentos.






Objetivo Geral

Fotografar e recolher os materiais encontrados na praia, sensibilizando os alunos sobre os materiais e o seu tempo de degradação.

Analisar em sala a quantidade de lixo que foi encontrado durante a saída de campo, tabelar gráficos com os resultados obtidos e imprimir as fotos para apresentar como uma exposição na escola, com o intuito de sensibilizar a um maior número de alunos.

Objetivos

Compreender a importância da coleta dos resíduos sólidos.

Fotografar e coletar os resíduos encontrados na praia.

Sensibilizar sobre o tempo de degradação dos materiais.

Estudar os dados encontrados para compreender os níveis de poluição da praia.

Expor para a escola todo o material obtido com o projeto.

Metodologia

Os alunos se reunirão em grupos de três, onde um irá tirar fotos e anotar a quantidade de cada material encontrado enquanto os outros dois alunos ficarão encarregados de coletar e carregar os lixos. Cada grupo irá estar com um monitor acompanhando e auxiliando.

Cada grupo irá seguir uma rota pré-determinada paralela ao mar: na zona entre marés, nas dunas e os outros grupos ficarão encarregados da área entre as outras duas rotas.

Após acabarem as suas rotas, os alunos deverão dar um fim apropriado ao lixo encontrado na praia, sendo este fim na lixeira.

A relação dos materiais obtidos deverá ser analisada com cuidado para chegarem a um resultado do quão poluída está a praia.

Com os resultados obtidos, os alunos deverão formar gráficos em cartolina com a quantidade dos materiais obtidos, com uma legenda mostrando o seu tempo de degradação, para então apresenta-los junto das fotos como uma exposição da escola.

Recursos



Câmeras, netbooks, lápis, canetinhas, cartolinas, canetas, compassos, réguas, pinceis, tintas guache.

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